A Flauta Doce é um dos instrumentos mais antigos da humanidade. Na antiguidade, eram usadas com o intuito de simular os sons da natureza, principalmente de pássaros. Com o passar do tempo, foram evoluindo junto da humanidade, passando pelos principais períodos da música até os dias atuais. Hoje, a flauta doce ainda é mundialmente utilizada e é um dos melhores instrumentos para você começar.
É um dos instrumentos mais acessíveis
Instrumentos musicais variam bastante de preço e sabemos que um dos principais motivos de insegurança de quem quer começar é o medo de gastar demais e não gostar do instrumento que comprou. Com a flauta doce, isso não é problema! Existem modelos muito bons que podem ser encontrados a partir de R$15 a R$50, dependendo da sua cidade. Isso é ótimo para você comprar e experimentar: Se gostar do instrumento, pode investir em um melhor e mais caro.

Além disso, existe uma série de materiais online sobre a flauta doce. Com isso, a dificuldade em aprender não é um fator limitante. Inclusive, aqui na Prelúdio, trabalhamos com um método de flauta doce onde, em apenas 1 aula, nossos alunos já conseguem tocar sua primeira música no instrumento. Isso incentiva, anima e torna o processo mais divertido.
É extremamente portátil e fácil de cuidar
Além do preço acessível, a flauta doce é super portátil: Você pode levar inclusive no bolso! Essa facilidade faz com que você possa levar para qualquer lugar com você. Com isso, fica muito mais fácil de manter a constância. Além disso, ela é simples de ser montada, desmontada e limpa, o que facilita os cuidados básicos com o instrumento.

Muitas das vezes, o motivo de não conseguirmos manter a constância nos estudos é que se preparar para estudar dá trabalho. Com a flauta, isso fica muito mais fácil: É só deixar ela montada e, sempre que você estiver disponível, pode pegar e tocar à vontade.
Ela ajuda em qualquer outro instrumento que você queira aprender
Temos relatos na Prelúdio de alunos de piano, violão, ukulele e violino que, depois de fazerem aulas de flauta doce, sentiram muita evolução nos seus instrumentos principais. Isso acontece porque a flauta trabalha com as bases da música: Postura, Respiração, Agilidade, Coordenação, Foco, Memória, Percepção, Leitura e muito mais.

Por isso, aprender flauta não vai lhe ajudar só na flauta doce. Pelo contrário: As habilidades que você adquirir vão acompanhar você para qualquer outro instrumento que queira aprender. Esse é o incrível da música: Todo conhecimento é aproveitado e fica com você. E aí, vamos aprender flauta doce?
Gostou dessa matéria? Ajuda a gente compartilhando o link com alguém que vai gostar de ler isso.