Quando falamos sobre música, uma insegurança que muitas pessoas têm é: Será que eu já passei da idade para aprender? Essa é uma dúvida que assusta muitas pessoas que, por acreditarem nisso, nem sequer tentam começar os estudos de um instrumento musical.
Talvez você teve vontade de estudar música no passado e não tinha as condições para isso. Talvez você ache que não tem tempo. Talvez você ache que só crianças e adolescentes podem aprender, mas não é verdade! Confira nessa matéria porque o melhor momento para você começar é hoje mesmo.
Música é uma habilidade que pode ser trabalhada

A música nada mais é do que uma habilidade. Como qualquer coisa que você aprenda na vida, precisa de estudo, esforço e tempo. Por isso, se hoje você ainda estuda, trabalha ou pratica algum hobby, não existe nenhum impedimento para você aprender um instrumento musical.
A música, inclusive, vai trabalhar muito do seu raciocínio, coordenação motora, foco e muitas outras coisas, o que vai lhe ajudar sem dúvidas no seu dia a dia. Ao contrário do que muitos pensam, a música não atrapalha. Pelo contrário, ela pode ajudar e muito a sua vida.
A música pode ser uma excelente terapia

Quem já chegou na vida adulta sabe como as preocupações são grandes: Contas, compromissos, prazos, rotina apertada… e por aí vai. É fácil se perder na correria do dia a dia e não ter tempo para cuidar da sua saúde mental, física e emocional. Os anos vão passando sem nem mesmo percebermos.
Aprender um instrumento pode ser um investimento na sua saúde mental e emocional. Pense em um dia turbulento onde, chegando em casa, você pode relaxar tocando as músicas que gosta em um violão, piano, violino ou cantando? Isso acalma, traz paz e nos motiva para continuarmos em busca dos nossos sonhos.
A música cria momentos especiais com pessoas queridas

Pense em um jantar em família onde você leve o seu violão e faça uma noite com música? Ou então em um encontro de amigos que, de repente, vira um karaokê. Já imaginou você subindo em um palco, com pessoas queridas lhe observando, para fazer uma apresentação em um recital?
Já tivemos histórias lindas de pai e filho que, ao estudarem juntos, fortaleceram sua amizade e tiveram um momento a mais em família. A música tem esse poder. Aos poucos, ela vai lhe dando mais confiança, segurança, uma comunicação melhor, histórias, momentos felizes e uma sensação de bem estar e realização pessoal.
A verdade é que nunca é tarde demais para aprender. Se hoje, você ainda tem dúvidas se consegue ou não, o meu conselho é: Experimente. Não deixe a vida passar sem que você tenha corrido atrás das coisas que são importantes para você e de viver aquilo que você tem vontade.
Você tem o sonho de aprender algum instrumento musical? Conta pra gente aqui nos comentários!