Não é fácil seguir estudando um instrumento. Às vezes bate um desânimo, a rotina fica apertada, surgem outros compromissos, imprevistos aparecem e nada parece dar certo, não é mesmo?
Hoje, vou passar para você algumas estratégias para conseguir continuar estudando, independente de você estar em um nível básico, iniciante, intermediário e avançado. Vamos lá!
Entenda o quê está te atrapalhando
De nada adianta reclamar ou tentar alguma solução se você não conhece a fonte do problema. Por isso, antes de qualquer coisa, busque entender de onde, como e por que você não está conseguindo estudar. A falta de motivação pode vir de vários motivos, como:
- Uma demanda maior no trabalho ou nos estudos que deixa você mais cansado/cansada;
- Maus hábitos alimentares ou de sono que tiram sua energia;
- Problemas familiares, de relacionamento ou pessoais que deixam você desanimado/desanimada;
- Desorganização na sua rotina de estudos, o que causa sentimento de confusão e desinteresse em estudar;

Aquilo que puder ser resolvido, resolva. O que não puder ser resolvido pelo menos ficará claro para você. Afinal, existem situações que fogem do nosso controle, mas é importante conhecê-las e tirar o melhor com aquilo que você tem disponível HOJE. Aqui vão algumas outras estratégias para você seguir estudando em dias difíceis.
Tenha sempre uma ferramenta de estudos por perto
Às vezes, nós não estudamos porque é difícil COMEÇAR a estudar. Procurar o instrumento, tirar do case, afinar, limpar, pegar partituras, organizar, montar a estante, caixa de som, pedaleira… Dá uma canseira só de ler e pensar. Por isso, torne esse processo o mais fácil possível, para que você não tenha esforço maior que o necessário para começar a estudar.

Monte um canto na sua casa e deixe todos os seus equipamentos lá. Assim, na hora de estudar, você sabe onde eles estão. Se puder, deixe seu instrumento próximo de um local onde você sempre vai (como a cama, sofá ou televisão). Assim, fica mais fácil se lembrar de estudar. O primeiro passo é o mais difícil, depois dele, fica mais fácil caminhar.
Tenha organização
É muito fácil não estudar quando você não sabe o quê, como ou quando fazer isso. Uma tarefa que não tem começo, meio e fim é fácil de ser ignorada. Defina na sua agenda quantos dias você vai estudar, o quê vai estudar e por quanto tempo vai estudar. Sem isso, praticar seu instrumento nunca vai ser um compromisso para você.

Um exemplo seria “eu vou estudar piano 5 vezes na semana, de segunda à sexta, por 30 minutos, às 17h“. Ou então “eu vou estudar violão 3 vezes na semana, Segunda, Quarta e Sexta, por 2 horas, das 16h às 18h“. Escreva no celular, em uma agenda, bloco de notas, onde puder, mas crie esse compromisso com você mesmo e documente.
Antes feito do que perfeito
Muitas vezes, deixamos de cumprir algo pelo nosso senso de perfeição. Aquele sentimento de “se não for pra dar o meu melhor, eu nem vou“. O problema é que nem todos os dias serão perfeitos. Terão dias que você terá menos tempo, mais tarefas, estará mais cansado ou terá imprevistos. Mas, uma vez que você firmou esse compromisso, é importante não desistir.

Por isso, faça. É mais importante manter a constância do que estudar longas horas. Se você se programou pra 1 hora, mas só consegue estudar 30 minutos hoje, faça os 30 minutos! Não se preocupe em perfeição, pois ela não existe. Se preocupe em fazer o seu melhor com o quê você tem disponível HOJE. E se divirta! Aproveitar o processo sempre deixa tudo muito mais fácil.
E aí, essas dicas ajudaram você? Compartilha essa matéria com um amigo que vai gostar de ler isso também.