Aprender música é muito mais do que apenas um hobbie, uma diversão para passar o tempo. Durante milhares de ano a música esteve presente nas nossas vidas, de diversas formas, com um poder enorme de transformação, socialização e desenvolvimento.
Nos dias atuais, não é diferente. Por isso, separamos nesse artigo 5 coisas que você vai levar para o resto da vida com você ao estudar música.
Melhora na concentração, foco, disciplina e memória

Estudar música trabalha o nosso lado racional do cérebro, aquele responsável pelo pensamento lógico e crítico. Por isso, estudar música vai fazer com que você se torne uma pessoa mais focada e inteligente. Além disso, o ato de estudar constantemente cria disciplina e fortalece a sua memória.
Isso é muito importante, seja no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal. Nos dias de hoje, essas são habilidades que diferenciam e muito as pessoas e fazem com que você se destaque em meio a outros. É por isso que, na antiguidade, filósofos, artistas, imperadores, reis e pessoas de altos escalões tinham o hábito de estudar música.
Melhora na criatividade, sensibilidade e inteligência emocional

Além disso, a música trabalha também o lado emocional do nosso cérebro. Com isso, você desenvolve (e muito) a sua criatividade, sensibilidade e inteligência emocional. Música mexe com as emoções e o fato de você estudar e praticar essa arte faz com que você se torne mais sensível a isso.
Por isso, pessoas que estudam música são mais sensitivas ao mundo. Isso ajuda na hora de ouvir pessoas, trabalha a empatia, ajuda na comunicação e faz você ser uma pessoa mais querida por outros. Fora que, com essa habilidade, você administra melhor as suas emoções.
Comunicação mais fácil e interessante

Música é ciência e arte, mas também é uma linguagem. Por isso, ao estudar música, você também estuda bastante sobre comunicação, linguística e gramática. Esse detalhe faz com que, na hora de se comunicar, a sua fala seja mais musicalizada, o que deixa ela mais fácil de entender e mais interessante.
Se você for estudar os grandes discursos da humanidade, vai perceber algo em comum: Todos eles são muito musicais. Por isso, estudar música vai fazer com que, ao falar, apresentar um trabalho ou qualquer coisa que for preciso, você soará mais interessante, capturará a atenção das pessoas e se destacará.
Melhora na postura e presença

Para tocar qualquer instrumento é preciso uma boa postura. Por isso, aprender música faz com que, ao longo do tempo, a sua postura mude. Coluna ereta, olhar pro horizonte, peito estufado e ombros relaxados. Isso muda MUITA coisa na sua vida.
Ter uma boa postura traz confiança e segurança. Além disso, em um mundo onde as pessoas passam cada vez mais tempo curvadas em computadores, celulares e tablets, tocar um instrumento é um santo remédio para corrigir a postura e trazer mais confiança.
É uma terapia e um hobbie muito interessante

Tocar música é um excelente refúgio dos problemas do dia a dia. Tocar um instrumento por 10, 15 ou 30 minutos por dia acalma os ânimos, nos faz esquecer dos problemas, obrigações e complicações. Por isso, para muitas pessoas, estudar música é uma ótima terapia.
Além disso, quem toca um instrumento se destaca. Levar um violão, violino, piano ou qualquer instrumento que seja em uma confraternização, festa, jantar ou passeio com amigos é uma ótima ideia.
E aí, o que mais você acha que a música traz para as nossas vidas? Escreve aqui embaixo pra gente saber!